Ogier e Rovanperã perseguem recordes em Portugal
O WRC Vodafone Rally de Portugal terá sete antigos vencedores da prova na edição deste ano. Sébastien Ogier tem nova oportunidade para desempatar com Markku Alén no recorde de vitórias e Kalle Rovanperä também persegue um recorde de Miki Biasion…
Na 57.ª edição do Vodafone Rally de Portugal estarão sete pilotos que já venceram a prova do Automóvel Club de Portugal: Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä, Elfyn Evans, Ott Tänak, Thierry Neuville, Kris Meeke e Armindo Araújo.
Entre estes, Ogier, o oito vezes campeão do Mundo, chega a Portugal motivado pelo recente triunfo na Croácia e com a ambição – nunca escondida – de alcançar uma inédita sexta vitória em solo luso. Ogier igualou, em 2017, as cinco vitórias do finlandês mais português de sempre, Markku Alén, mas o piloto francês volta a ter, este ano, forte concorrência dentro da própria Toyota Gazoo Racing.
É que Rovanperä também já ganhou esta época, no Safari Rali do Quénia, e venceu as duas últimas edições do Vodafone Rally de Portugal, incluindo uma exibição dominadora no ano passado. Se o bicampeão do Mundo em título repetir o resultado este ano, iguala o único piloto a conseguir vencer três vezes seguidas em Portugal, Miki Biasion, que ganhou com os Lancia Delta Integrale em 1988, 1989 e 1990. Nomes como Alén, Hannu Mikkola, Colin McRae, Armindo e Ogier conseguiram duas vitórias consecutivas em Portugal.
Vários candidatos
Elfyn Evans é outro piloto da Toyota que quer voltar a ganhar em Portugal, o que configura mais uma batalha intensa na equipa japonesa, que surge na máxima força na ronda portuguesa.
Do lado da Hyundai Shell Mobis, Thierry Neuville é o líder do campeonato e vai tentar repetir a vitória de 2018 em Portugal, enquanto Ott Tänak também quer regressar aos triunfos e imitar a vitória de 2019 nos troços portugueses, no ano em que se sagrou campeão do Mundo com a Toyota.
Kris Meeke (Hyundai) e Armindo Araújo (Skoda) estão, agora, noutra fase das respectivas carreiras, lutando pelas vitórias no Campeonato de Portugal de Ralis com os Rally2. Contudo, Portugal foi palco de uma das cinco vitórias de Meeke no WRC, em 2016, com a Citroën, enquanto Armindo Araújo venceu em 2003, 2004 e 2006, na fase que o Rally de Portugal tentava regressar ao Campeonato do Mundo, o que acabou por acontecer em 2007.
ACP, 26 Abril 2024